blog de arquitetura e decoracao

sábado, 28 de janeiro de 2012

Desabamento no Rio de Janeiro

Reforçam a importância do profissional de engenharia e arquitetura.

Levantamentos preliminares apontam que uma das possíveis causas de um dos mais trágicos desabamentos de prédios ocorridos no Brasil seria a execução de obras prediais pessoas não habilitadas. O presidente do Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), engenheiro Jary Castro, explica que qualquer tipo de alteração que possa comprometer a estrutura que sustenta uma edificação só deve ser feita por um profissional tecnicamente preparado para isto.
“Infelizmente, ainda encontramos obras ou serviços sendo realizados por pessoas não habilitadas. Uma das conseqüências desse tipo de ação é, em casos mais graves, comprometimentos estruturais ou desabamentos, como os ocorridos nesta semana”, ressalta o dirigente do Conselho, a propósito do desabamento de três prédios no Rio de Janeiro que já contabilizam, preliminarmente, oito mortos e várias pessoas desaparecidas nos escombros.
A execução de obras, seja uma construção nova, ou uma simples reforma, pode exigir complexos cálculos estruturais que só devem ser realizados por profissionais da engenharia. “Somente um engenheiro civil é preparado para detectar vícios construtivos ou falhas estruturais capazes de comprometer a solidez de uma edificação e, claro, a segurança da população”, comenta o presidente do Crea-MS.

Nos deparamos muito com este tipo de situação, que muitas vezes para retirarmos uma "paredinha" as consequencias podem ser drásticas.

Consulte sempre um profissional, o barato pode sair caro.

fonte: douranews.com.br
foto: g1.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário